quinta-feira, 7 de julho de 2011

Podo-Reflexologia - o espelho do corpo nos pés

Origem milenar:


As origens da reflexologia encontram-se em diversas tradições seculares na China e no Egipto, utilizadas como formas de medicina preventiva e interventiva. Pesquisas arqueológicas referem que a terapia de podo-reflexologia teve as suas origens há cerca de 5 mil anos, tendo sido encontradas gravuras da prática da reflexologia no Egipto, que datam por volta de 2500 A.C. Na Medicina Tradicional Chinesa a saúde é associada ao livre fluxo da energia ki (chi) através do corpo pelos canais de energia, ou meridianos, que começam e se estendem até aos pés e às mãos, e podem ser tratados por pressão em pontos vitais para que o fluxo atinja o equilíbrio. Os Chineses iniciaram a utilizar o conceito de reflexologia há cerca de 5000 anos. 

Sendo uma arte tão antiga, não é de estranhar que possam existir várias Escolas e Estilos espalhados um pouco por todo o Mundo. Podemos, assim, perceber o porquê de existirem terapias de massagem tão diferentes umas das outras, apesar de algumas serem também muito semelhantes entre si. A reflexologia moderna tem as suas origens no século XIX e foi nos anos 30 com a investigação efectuada por cientistas e médicos ocidentais que se desenvolveram mapas de zonas reflexas para as mãos e pés.

O que é a podo-reflexologia?


A Podo-Reflexologia é uma terapia que através de pressão em pontos específicos reequilibra o corpo físico e mental.
É uma técnica específica de pressão que actua em pontos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas correspondem a todas as partes do corpo. É sobretudo uma terapia preventiva e muito fiável como método de diagnóstico do estado do organismo.

É também bastante útil no tratamento do stress, fadiga, tensões, insónias e proporciona um maior controlo da dor e activa a circulação sanguínea.

Ao massajar correctamente, quer por pressão, compressão, estiramento, arrastamento suave, promove o desbloqueio de comunicação de impulsos, de forma a que o órgão comece um processo de auto cura – homeostasia.

Geralmente uma doença emerge numa área mais fraca do corpo. É importante a pessoa perceber o seu estado de saúde, conhecer o seu corpo, a sua reacção às influências externas, as suas fraquezas e a sua capacidade de se controlar ou não.

Massajando os pontos exactos que se relacionam com órgãos e/ou partes especificas do corpo, podemos corrigir desequilíbrios no nosso sistema, aliviar focos de tensão e restabelecer a harmonia energético do corpo como um todo.

Luz e Amor

2 comentários:

  1. Muito interessante essa matéria.Estou terminando o curso de Podo-Reflexologia e considero essas informações de suma importância.
    Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento.
    Fátyma Chiku
    Japão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fátima. Desejo-lhe muitas felicidades e que possa contribuir para o bem estar das pessoas com os conhecimentos que adquirir no curso.
      Beijinhos com Luz e Amor

      Eliminar